• Vigília Missionária - Igr. do Carmo - 19out2018, 21h
  • Semana dos Seminários 2018

Comunidades formativas

• Seminário Interdiocesano de S. José (Braga)

Da esquerda para a direita: Francisco Costa (5º ano, de Carregal do Sal), Alexandre Ribeiro (2º ano, de Destriz), Francisco Saraiva (3º ano, de Boaldeia), P. antónio Jorge (Reitor do Seminário Maior de Viseu), D. António Luciano (Bispo de Viseu), Francisco Ferreira (1º ano, de Mangualde), Eduardo Abrantes (3º ano, de Cunha Baixa), P. Jorge Seixas (Diretor Espíritual).

• Seminário em Família (Viseu)

Etapas da formação

1ª ― A sensibilização para a escuta e resposta

É a etapa que acontece no contexto onde nasceu e cresceu o rapaz. Decorre do amor cristão familiar e promove-se com a ajuda da catequese paroquial da infância, da adolescência e do acompanhamento da juventude. Tem o apoio, neste acompanhamento, do Seminário em Família (para rapazes dos 10 aos 17 anos de idade) e do Grupo S. Paulo (em grupo misto a partir dos 18 anos de idade), implicando o pároco como principal mediador.

DESCARREGAR PROJETO DO SEMINÁRIO EM FAMÍLIA E DO GRUPO S. PAULO PARA 2017-2018

2ª ― O acompanhamento propedêutico

Acontece com a possibilidade da experiência de vida em comunidade no Seminário Vocacional (Largo de Santa Cristina, em Viseu), do 10º ao 12º ano, frequentando o ensino secundário numa escola da cidade e sendo acompanhados pelos padres do Seminário. Os fins-de-semana são vividos na família e na paróquia. Tem como finalidade, a par da formação cultural e intelectual, de aprofundar o chamamento em vista a uma resposta generosa e pura da qual depende o início da Formação Inicial para o presbiterado, da responsabilidade do Seminário Pastoral.

3ª ― O discipulado

É a etapa que decorre do 1º ao 3º ano do Seminário Interdiocesano, em Braga. Os estudos filosóficos ampliam a possibilidade de um autoconhecimento do rapaz, de maneira a realizar uma maior purificação de intenções que permita uma entrega o mais autêntica possível. Esta etapa culmina com a celebração do rito da Admissão às Ordens Sacras.

4ª ― A configuração com Cristo

É esta configuração que permite que o presbítero possa partilhar com o povo o dom do amor de Deus. Esta etapa realiza-se entre a Admissão às Ordens Sacras e a celebração do Diaconado. Coincide com o estudo da Teologia e de uma gradual experiência de descida à prática da pastoral da Igreja diocesana. Inclui a receção e vivência dos ministérios do Leitorado e Acolitado.

5ª ― A síntese vocacional

Esta etapa realiza-se, já sob a ação da graça espiritual do Sacramento da Ordem (Presbiterado) e do acompanhamento dos presbíteros unidos ao bispo, com a chamada Formação Permanente do clero. Não termina mais, mas amadurece no tempo, com total e permanente dedicação na caridade pastoral.

Documentos

• O Dom da Vocação Presbiteral (Ratio Fundamentalis, da Pontifícia Congregação para o Clero) pdf
  • Programa do Seminário em Família e do Grupo S. Paulo (2017-2018) pdf

Novo!

APP android

Para os rapazes inscritos no Seminário em Família, disponibiliza-se uma APP android com o objetivo de interagir de várias formas:

– Ler e meditar no Evangelho quotidiano;
– Refletir a partir de um texto mensal;
– Conversar no Chat com outros participantes;
– Saber as datas dos Campos de Férias;
– Perceber as etapas da vocação presbiteral;
– Saber os critérios de admissão ao Seminário Vocacional e Pastoral/Interdiocesano;
– Fazer um pedido de oração, enviando uma ou mais intenções ao diretor do Seminário em Família;
– Saber em que encontros já participaste e adquirir incentivos, como livros para leitura espiritual, etc.!

Se estás inscrito na aventura do Seminário em Família e tens um smartphone android, apressa-te a descarregar esta APP. Assim, encurtaremos as distâncias no caminho!  Se ainda não és inscrito e gostarias de participar nesta aventura, fala com o teu pároco!

icone app google play

Seminário Maior de Viseu