• Grupo S. Paulo

Comunidade formativa Comunidade formativa

Etapas da formação

1ª ― A sensibilização para a escuta e resposta

É a etapa que acontece no contexto onde nasceu e cresceu o rapaz. Decorre do amor cristão familiar e promove-se com a ajuda da catequese paroquial da infância, da adolescência e do acompanhamento da juventude. Tem o apoio, neste acompanhamento, do Seminário em Família (para rapazes dos 10 aos 17 anos de idade) e do Grupo S. Paulo (em grupo misto a partir dos 18 anos de idade), implicando o pároco como principal mediador.

DESCARREGAR PROJETO DO SEMINÁRIO EM FAMÍLIA E DO GRUPO S. PAULO PARA 2017-2018

2ª ― O acompanhamento propedêutico

Acontece com a possibilidade da experiência de vida em comunidade no Seminário Vocacional (Largo de Santa Cristina, em Viseu), do 10º ao 12º ano, frequentando o ensino secundário numa escola da cidade e sendo acompanhados pelos padres do Seminário. Os fins-de-semana são vividos na família e na paróquia. Tem como finalidade, a par da formação cultural e intelectual, de aprofundar o chamamento em vista a uma resposta generosa e pura da qual depende o início da Formação Inicial para o presbiterado, da responsabilidade do Seminário Pastoral.

3ª ― O discipulado

É a etapa que decorre do 1º ao 3º ano do Seminário Interdiocesano, em Braga. Os estudos filosóficos ampliam a possibilidade de um autoconhecimento do rapaz, de maneira a realizar uma maior purificação de intenções que permita uma entrega o mais autêntica possível. Esta etapa culmina com a celebração do rito da Admissão às Ordens Sacras.

4ª ― A configuração com Cristo

É esta configuração que permite que o presbítero possa partilhar com o povo o dom do amor de Deus. Esta etapa realiza-se entre a Admissão às Ordens Sacras e a celebração do Diaconado. Coincide com o estudo da Teologia e de uma gradual experiência de descida à prática da pastoral da Igreja diocesana. Inclui a receção e vivência dos ministérios do Leitorado e Acolitado.

5ª ― A síntese vocacional

Esta etapa realiza-se, já sob a ação da graça espiritual do Sacramento da Ordem (Presbiterado) e do acompanhamento dos presbíteros unidos ao bispo, com a chamada Formação Permanente do clero. Não termina mais, mas amadurece no tempo, com total e permanente dedicação na caridade pastoral.

Documentos

• O Dom da Vocação Presbiteral (Ratio Fundamentalis, da Pontifícia Congregação para o Clero) pdf
  • Programa do Seminário em Família e do Grupo S. Paulo (2017-2018) pdf

Novo!

Campos de férias 2017-2018

Nesta ano pastoral, propomos um Seminário em (saída na) Família, para estarmos em sintonia com o Plano Pastoral da Diocese de Viseu para o biénio 2017-2019, sob o tema «Família, Berço de Deus para a Humanidade. Parafraseando este tema, o acompanhamento na etapa do Seminário em Família é SEMINÁRIO EM FAMÍLIA, BERÇO PARA A REALIZAÇÃO DA TUA HUMANIDADE. Assim, permeando encontros familiares e paroquiais, os três campos de férias propostos serão oportunidade para abordar o dom da família, da fé e da vocação. Assim, estaremos, também, em sintonia com o próximo Sínodo dos Bispos, em outubro de 2018, sob o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».

Férias de Natal (abrir para + info)

DATA: 27-29 dezembro 2017

LOCAL: Seminário Maior de Viseu/Largo de Santa Cristina

TEMA: O Dom da (Sagrada) Família

OBSERVAÇÕES: Das 10h30 do dia 27 (quarta-feira) às 22h do dia 29 (sexta-feira)

INSCREVER

Férias da Páscoa (abrir para + info)

DATA: 27-29 março 2018

LOCAL: Seminário Maior de Viseu/Largo de Santa Cristina

TEMA: O Dom da Fé

OBSERVAÇÕES: Das 10h do dia 27 (terça-feira) às 15h do dia 29 (quinta-feira)

DESTINATÁRIOS: Rapazes dos 10 aos 17 anos de idade

Férias de Verão (abrir para + info)

DATA: 18-22 junho 2018

LOCAL: (A informar oportunamente)

TEMA: O Dom da Vocação

OBSERVAÇÕES: Das 19h do dia 18 (segunda-feira) às 18h do dia 22 (sexta-feira)

3ª ― O discipulado

Novo!

APP android

Para os rapazes inscritos no Seminário em Família, disponibiliza-se uma APP android com o objetivo de interagir de várias formas:

– Ler e meditar no Evangelho quotidiano;
– Refletir a partir de um texto mensal;
– Conversar no Chat com outros participantes;
– Saber as datas dos Campos de Férias;
– Perceber as etapas da vocação presbiteral;
– Saber os critérios de admissão ao Seminário Vocacional e Pastoral/Interdiocesano;
– Fazer um pedido de oração, enviando uma ou mais intenções ao diretor do Seminário em Família;
– Saber em que encontros já participaste e adquirir incentivos, como livros para leitura espiritual, etc.!

Se estás inscrito na aventura do Seminário em Família e tens um smartphone android, apressa-te a descarregar esta APP. Assim, encurtaremos as distâncias no caminho!  Se ainda não és inscrito e gostarias de participar nesta aventura, fala com o teu pároco!

icone app google play

Seminário Maior de Viseu