Vigília de Oração pelos Seminários (Taiser)

Etapas

1ª ― Seminário em Família

É a etapa que acontece no contexto onde nascem e crescem os rapazes. Decorre do amor cristão familiar e promove-se com a ajuda da catequese paroquial da infância, da adolescência e do acompanhamento da juventude. Seus principais promotores são as famílias como "primeiros seminários" e os seus párocos. Objetivo: a sensibilização para a escuta e resposta do Evangelho da vocação presbiteral. Esta etapa deverá ser um contínuo no projeto da pastoral dicoesana, através de uma interação das várias dimensões da pastoral, no processo eclesial para o Reino.

2ª ― Pré-seminário

Tem como objetivo uma acompanhamento propedêutico à entrada no Seminário Interdicesano de S. José (em Braga), através de um aprofundado discernimento da vocação à vida presbiteral. Aplica-se através de um acompanhamento personalizada de cada rapaz e de encontros periódicos de aprofundamento da vocação presbiteral e de oração. Esta etapa preciso de pelo menos UM ANO para um discernimejnto mínimo prévio à entrada no Seminário Interdiocesano.

3ª ― Seminário Interdiocesano de São José

Tem como objetivo a formação dos futuros presbíteros segundo a Ratio Fundamentalis Istitutionis Sacerdotalis e acontece em Braga, como projeto formativo das dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu. Tem como passos de um único percurso: Ano Propedêntico, Discipulado (1º e 2º anos) e Configuração (3º ao 6º anos). É uma formação que se desenvolve com a vida comunitária, como contexto de crescimento nas dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, com o apoio de uma comunidade de formadores das quatro dioceses, de instituições e paróquias que acolhem os nossos semiaristas em experiências de voluntariado e de aproximação gradual à prática pastoral, e da Faculdade de Teologia que forma na dimensão intelectual. O iter vocacional do seminarista inclui a formação para e a celebração da Admissão entre os candidatos às Ordens sacras e a instituição nos ministérios de Leitor e Acólito. Esta etapa ao longo de sete anos, em Braga, com momentos periódicos vividos nas famílias e nas dioceses.

4ª ― Estágio pastoral

Tem como objetivo a elaboraçãod e uma síntese vocacional pessoal, tendo em vista a descida à realidade pastoral em que o candidato possa começar a servir, primeiro como diácono, e participar, depois como presbítero, no múnus de Cristo, de ensinar, santificar e testemunhar com a vida. Esta etapa começa com um ano em que o candidato é orientado por um responsável delegado pelo Bispo e prolonga-se por toda a vida, através de uma formação permanente que não termina mais.

Documentos

• O Dom da Vocação Presbiteral (Ratio Fundamentalis, da Pontifícia Congregação para o Clero) pdf

1ª ― Seminário em Família

• Diretor do pré-seminário: Pe. João Leão